Há uma arquitetura criada pelo, e para, o comunismo - Brasília!

Em nossos dias, onde constatar um fato óbvio pode ser sinônimo de (1) arrogância, ou (2) opressão, o que aconteceria se disséssemos que o comunismo, longe de ser um tipo de "política repentista", foi cuidadosamente pensada e planejada em seus mais mínimos detalhes, como por exemplo, uma “arquitetura comunista ideal”? Bom, obviamente, imediatamente seríamos tachados de loucos adeptos de teorias da conspiração. Mas o que poderíamos esperar de uma ideologia que ao invés de adequar-se à realidade do mundo, tenta impor ao mundo sua própria “realidade” imaginada? Obviamente, nada menos que pura psicose esquizofrênica. 
Pois bem, mas há uma arquitetura criada pelo, e para, o comunismo; na verdade, quando tive acesso a esse fato, pensei com meus botões que, como o comunismo visa a centralização da sociedade como um todo, ter uma atenção voltada a estrutura física centralizadora, não era de todo absurdo; ou seja, se o comunismo almeja a centralização, por que não centralizar (geograficamente falando) a disposição da cidade em relação aos próprios cidadãos e ao resto do país? Na verdade, soa até obvio, quando pensado com mais cuidado. Informo-lhes, portanto, que isso existe efetivamente. Sinto dizer-lhes que, apesar desta ideia soar como algo muito distante, não só existe esta teoria efetivamente, e que ela foi aplicada bem no nosso “quintal”, em Brasília – a capital construída como a “Cidade comunista ideal” nos seus mínimos detalhes. Não é de se estranhar que isso tenha acontecido, pois se você coloca um comunista ferrenho como Oscar Niemeyer (duvida disso, clique AQUIpara projetar a capital do país, qual resultado esperaria?
Não me alongarei demais nas explicações pois as imagens falarão melhor. Vou apenas disponibilizar o download deste livro, escrito por Alexei Gutnov, A. Baburov, G. Djumenton, S. Kharitonova, I. Lezava e S. Sadovskij e o nome, como já citado, é “A cidade comunista ideal (“The Ideal Communist City”) para que você mesmo possa lê-lo e tirar suas próprias conclusões (clique AQUI para baixar o livro), e as imagens retiradas do próprio livro e as de Brasília, para que se note as “coincidências” entre os dois projetos (lembrando que aqui colocarei apenas as imagens principais do referido livro, no mais, baixem e leiam ele em sua íntegra).

Mapa de Brasília
Mapa da "Cidade Comunista Ideal"
Mapa de Brasília
Mapa da "Cidade Comunista Ideal"




Palácio do Planalto - Brasília 



Projeto destacado de um edifício muito parecido com o Planalto Central brasileiro, dentre outros projetos  

Planalto Central visto de dentro

Modelo de vista da "Cidade Comunista Ideal" muito semelhante a vista do Planalto Central
Explanada dos Ministérios
Vista panorâmica do Projeto da "Cidade Comunista Ideal"

Diante disso, você terá duas opções: Acreditar que nossa capital foi efetivamente planejada para um governo centralizador por um comunista, ou que tudo isso não passa de uma loucura.




Post scriptum: Todo o crédito ao professor Olavo de Carvalho que foi um dos poucos que disponibilizou o conhecimento deste tema.


Comentários

  1. Se você olhar os vídeos de dashcam (boa barte russos) vai reconhecer também os conjuntos de habitacionais, muito parecidos com os conjuntos habitacionais de baixa renda e mesmo com os de renda mais alta.
    "urbanismo"....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, perfeito. Para este artigo coloquei apenas as referencias maiores, como os principais monumentos de brasília, mas no livro que disponibilizei, há também a preocupação com casas, apartamentos, conjuntos habitacionais e até praças.

      Excluir
    2. Pesquisem no Google Imagens a cidade chamada "Nowa Huta", uma cidade criada pelos comunistas para propagandearem o Stalinismo. Me deem suas opiniões. Parece uma miniatura de Brasília, até mesmo os conjuntos habitacionais. Qualquer semelhança é mera coincidência.

      Excluir
    3. Olá, não li o livro indicado, mas posso falar acerca de Brasília. Assim, não farei paralelos ou afirmar que existe ou não inspiração entre o urbanismo de Lúcio Costa combinado com a arquitetura de Niemeyer com o modelo de cidade ideal comunista. O que posso afirmar é que Brasília (conjuntamente com suas Regiões Administrativas compondo o DF) não é, definitivamente, uma proposição de nivelamento social. Ao reverso, se caracteriza por um modelo urbanístico que segmenta a sociedade (onde as pessoas residem em locais em razão do seu poder aquisitivo); privilegia a utilização de veículos ao contrário do trânsito à pé; estabelece setorização de atividades econômicas, exigindo que a população se desloque para específicas áreas respectivas e outras características que não notabiliza Brasília por ser uma proposta comunista como cidade.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oscar Niemeyer de fato era comunista convicto, mas não é o autor da cidade de Brasília, projeto vencedor de concurso internacional do qual saiu vencedor nosso ilustre arquiteto Lúcio Costa.

    As semelhanças encontradas entre projetos ditos "comunistas" e edifícios projetados para a nova Capital deve-se muito mais à influência de novos caminhos da Arquitetura mundial e muito menos a qualquer intenção de criar uma cidade comunista.

    As elocubrações aqui formuladas carecem de um conhecimento mais aprofundado na área de Arquitetura e Urbanismo.

    Dr. Alexandre Luiz Rocha, arquiteto e professor aposentado da UNICAMP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Alexandre, o autor não tem nenhuma familiaridade com o assunto e não sabe o que está falando, começando pelo plano urbanístico que é produto da genialidade de Lucio Costa.
      A título de lembrança, podemos observar que Washington tem semelhante explanada que vai do Memorial Lincoln até o prédio do Congresso.

      Excluir
    2. Que crédito tem um professor de universidade pública?
      A racionalidade do cara já foi abduzida há séculos.

      Excluir
    3. Stalin sabia que a arquitetura tinha relação com segurança e interesses. Brasília é comunista, sua posição geográfica isolada para dificultar ajuntamento, arquitetura, etc.

      Excluir
    4. E como diz o jornalista americano Benjamin Moser: "Brasília é uma arquitetura de regime ditatorial com modelo importado, melancólico, desumano, tentando esconder seus problemas do passado"

      Excluir
    5. "... influência de novos caminhos da Arquitetura mundial..."
      Sim, influência do modernismo soviético.

      Excluir
    6. Dr. Alexandre L. Rocha, o senhor, tecnicamente, foi lapidar!

      Excluir
  4. O "nosso" porem Francês Arquiteto Lucio Costa fora realmente o autor do projeto vencedor do concurso Plano Piloto de Brasilia, porem quem foi o autor dos projetos dos edifícios a época, queira ou não, como o própio presidente J.K. o chamava “meu Michelangelo” se referindo a Niemeyer, foi quem o realizou, creio que a critica levantada "As elocubrações aqui formuladas" tenham mais a haver com uma critica ao modelo Comunista de Cidade Modelo pretendido pelo presidente comunista a época não exatamente a sua arquitetura pura e simplesmente e sim pelo fato de levar a capital de nosso pais aos confins de um "deserto" afastando assim o Povo do Poder.
    Quanto "As semelhanças ou influências de novos caminhos da Arquitetura mundial" me causa estranheza isso não poder ter intenção de criar uma cidade comunista tendo em vista que na época se dava digamos assim o "pré auge da Guerra Fria" e que por acaso não haveria grandes arquitetos e tidos como referencia que fossem comunistas e que sim poderiam influenciar na forma de como Niemeyer fosse projetar suas obras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jucelino jamais foi comunista ou dele simpatizante. A idéia de levar a capital para o centro do país remonta ao Império. É sempre bom lembrar que a mudança da capital para o "deserto" proporcionou a integração regional do país, gerando inconteste crescimento das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, bem como melhor conexão destas com o Sudeste e Sul. Brasília não afastou o povo do Poder; não ensejou a criação de uma casta de ungidos longe do povo, ao contrário proporcionou o crescimento do país; reitero, integrando as regiões políticas e provocando o adensamento e urbanização daquilo que fora historicamente rural . O Brasil era uma verdadeira "roça" antes de Jucelino. Para aquilatá-lo é necessário olhar sob a ótica de um país da primeira metade do século XX: Jucelino merece respeito!

      Excluir
  5. Só não entendi uma coisa. Brasília não foi criada no governo de JK? Ele também era comunista? Pqp nossa história é uma farsa.

    ResponderExcluir
  6. Olha, existem sim traços de comunismo em edifícios de Brasilia, ponto.
    Porém, a matéria é fraca e inconclusiva (fantasia), não chega nem perto da amostragem correta e os exemplos comparativos adotados (imagens) sequer se parecem enquanto origem, finalidade e resultado formal (simples masturbação mental).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O contexto histórico mostra uma cidade comunista.

      Excluir
    2. E como diz o jornalista americano Benjamin Moser: "Brasília é uma arquitetura de regime ditatorial com modelo importado, melancólico, desumano, tentando esconder seus problemas do passado"

      Excluir
  7. Que bosta.
    Pior coisa é falar do que não sabe...

    ResponderExcluir
  8. "Projeto destacado de um edifício muito parecido com o Planalto Central brasileiro, dentre outros projetos "

    O projeto destacado foi a residência do arquiteto Le Corbusier, na França....

    ResponderExcluir
  9. Brasilia foi sim planejada, pra tirar os politicos de perto do povo, a cidade fica longe de tudo e as ruas são exageradamente enormes aonde não consegue fazer o ajuntamento de pessoas. Imaginem quantos onibus com 50 pessoas precisaria para encher a esplanada, e não tem um único lugar naquela região para tomar uma simples água.

    ResponderExcluir
  10. Vão se educar seus reaças vagabundo!!

    ResponderExcluir
  11. Peraí! Sem querer polemizar: conforme demonstra a capa do livro, tal obra é de 1968, enquanto que Brasília foi inaugurada em 1960, sem falar que foi projetada, ainda, na década de 50, face a posterioridade da execução. Fica a pergunta: Quem refere quem, Prof. Olavo? Agradeço se puder esclarecer. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Lúcio Costa, num documentário sobre a construção de Brasília, deixa clara sua completa indiferença com relação às mortes de operários (que aconteceram aos montes).

    ResponderExcluir
  13. Na verdade, o desenho destacado na sexta foto, se trata da villa savoye, do arquiteto le corbusier. Não sei se ele era comunista, mas ja li relatos de que ele apoiava o fascismo. Inclusive na faculdade de arquitetura aprendemos que muitos dos principios utilizados em brasilia se baseavam na teoria de urbanismo do le corbusier que, na minha opinião, era bem autoritária e centralizadora.

    ResponderExcluir
  14. Simplesmente ridículo. Os desenhos mostrados não têm nada a ver com os edifícios e construções de Brasília. E o link que pretensiosamente vai mostrar que o Oscar Niemeyer é comunista, só nos leva à asquerosa página do PCdoB. Tudo muito tendencioso, seja lá quem teve a idéia.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Volta e meia analiso a postagem de comentários nas mais diversas matérias para tentar entender o perfil daqueles que se escondem atrás do anonimato como: "Anônimo", "Unknown", ou pseudônimos. Há uma linha de tendência para traçar nessas particularidades. É a propensão intencional de ficar, segundo a linguagem popular, "atrás da moita". Em outras palavras, atirar pedras sem ser visto como precaução das consequências. Dá para fazer algumas conclusões, uma delas, é a do comportamento que expressa falta de coragem de assumir o que se faz. Há um nome para isso: COVARDIA.

    ResponderExcluir
  17. Gostaria do link para comprar ou baixar o livro, como consigo? Obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

As mais vistas

Morre o Patriarca que lutava contra o Patriarcado.

A solução do Brasil está em Jair Bolsonaro?

Total de visualizações de página